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Inteligência Emocional

Em Psicologia Inteligência Emocional é a habilidade de identificar e lidar com emoções de forma positiva.

Uma pessoa que possui inteligência emocional desenvolvida tem a capacidade de identificar uma emoção negativa e impedir que esta cresça dentro dela. É capaz de despertar e cultivar emoções positivas e de aconselhar e motivar a si mesmo e a outras pessoas.

Você sabia que Inteligencia emocional é treino? Para treinar essas habilidades, diversos estudos já foram desenvolvidos, mostrando que sim, com treinamento e paciência, você poderá ter melhor desempenho e o quanto antes melhor a flexibilidade na aprendizagem. É como fazer musculação, quanto mais se treina, mais se desenvolve. Você sabe Quais são os benefícios do treinamento em habilidades emocionais?

1- Autoconhecimento

2- Autocontrole

3- Automotivação

4- Empatia

5- Tomada de decisão responsável

Para te ajudar a entender melhor o tema e como é possível despertar e melhorar sua capacidade de controle emocional hoje irei falar um pouco sobre os 5 pilares da Inteligência Emocional.



OS 5 PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL


Em 1995 o psicólogo norte-americano e redator de ciência do New York Times Daniel Goleman lança um livro que revolucionaria a compreensão do que é ser inteligente. Sob o título: “Inteligência Emocional: A teoria que redefine o que é ser inteligente”, o livro se tornou um best-seller e Dainel Goleman se tornou conhecido mundialmente. Nele Daniel Goleman descreve a importância prática da habilidade emocional no cotidiano das nossas vidas e como pessoas que possuem inteligência emocional desperta podem ser mais bem sucedidas que pessoas que possuem apenas inteligência lógica. Goleman descreveu a I.E como sendo fruto da junção de algumas qualidade humanas. Cinco qualidades para ser mais preciso:

1 - AUTOCONSCIÊNCIA

Literalmente ter consciência das emoções que de fato sente. Se nos dedicarmos por poucos minutos a analisar pessoas com quem fizemos contato ultimamente perceberemos que muitas sentem medo, raiva ou outras emoções sem nem mesmo se dar conta disso.

Monitorar o próprio padrão emocional é o primeiro passo para começar a agir de forma inteligente com as emoções. Monitorar como você responde a situações de stress ou mesmo de sucesso te trará maior consciência sobre os padrões emocionais. O automonitoramento leva a autoconsciência.

Você deve imaginar que uma empresa sem gráficos ou relatórios que indiquem seus comportamentos dificilmente irá encontrar soluções para os problemas que nem mesmo vê. Como exercício para desenvolver autoconsciência são válidos, diários de sentimentos e de sonhos, anotar pequenas reflexões, meditação, conversar com amigos e colegas sobre o assunto e pedir por feedback. Tente analisar taticamente suas reações de vez quando, assim como um time que depois do jogo analisa as próprias jogadas.


2 - AUTOMOTIVAÇÃO

Eu resumiria esse pilar como a inteligência de saber manejar e buscar emoções para se manter no foco. Não ser otimista com o futuro do Brasil pode até ter lá suas razões, mas não estar otimista com suas próprias metas não parece ser algo inteligente.

Um motivo ou propósito maior para se fazer o que se faz é um dos segredos para encontrar motivação. Que motivos você tem para fazer o que faz? Claro que pode ser algo intermediário para se atingir outra coisa, como um trabalho para pagar a faculdade, e se esse for o caso você deve estar empolgado, pois cada dia que se dedica ao trabalho se dedica a um sonho.

A autoconsciência também ajuda aqui. É importante saber identificar se o que sentimos nos levará a nosso objetivo ou a sabotagem do processo. É preciso ter iniciativa de fazer escolhas e ser otimista para lutar por elas e aceitar as responsabilidades que te cabem para realizá-las.


3 - AUTOCONTROLE

Você consegue manter a emoção esperada para uma situação, foco, calma, clareza, ou normalmente se deixa arrastar colocando tudo a perder em uma situação importante? Consegue manter o fluxo nas horas de pressão?

Ter autocontrole é ter a capacidade de não se deixar arrastar por emoções negativas perdendo o controle e a postura que seriam ideais para a situação. É importante lembrar que controle aqui não diz respeito a controle absoluto e sim a se manter em um centro. Também não diz respeito a reprimir emoções, mas sim educá-las. Por isso não se consegue ter autocontrole sem se ter uma boa análise de si mesmo, pois autoconhecimento é a chave para o autocontrole emocional.


4 - EMPATIA


É a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas. Sentir como elas. Ser capaz de entender seus limites, capacidades e motivos. Entendendo o outro entendemos a nós mesmos e vice-versa.

O conhecimento é algo que se dá muitas vezes por comparação. E quando conseguimos nos colocar no lugar de alguém, vestir seus sapatos como se diz popularmente, e entender seus motivos, podemos estar mais abertos a compreender os padrões emocionais de outras pessoas e os nossos mesmos.

Um líder empático entenderá muito melhor as necessidades da sua equipe. Ao mesmo tempo que um integrante da equipe que seja capaz de entender seu líder poderá contribuir melhor para as metas. Lembre-se de tentar ver a situação para oferecer soluções e não apenas julgar. Quando julgamos tentamos apenas ter razão e ser o exemplo de certo e errado.


5 - DESTREZA EM RELAÇÕES PESSOAIS


Sempre precisaremos dos outros, pois somos parte de um organismo maior. O organismo social. E para se relacionar bem socialmente é necessário um equilíbrio entre a empatia, autocontrole e autoconsciência. É importante ter boa comunicação social. Conhecer pessoas é conhecer possibilidades.

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