Como ajudar meu filho a comer melhor?!
- Equipe Parisi Comunicação
- 31 de mar. de 2022
- 5 min de leitura
Preparamos com a Nutri Carol dicas para a alimentação infantil, tendo em vista que muitas crianças tem dificuldades de se alimentar corretamente. Confira abaixo todas essas informações.

COMO INSERIR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES NO DIA A DIA DA CRIANÇA?
A feira, ou até mesmo a quitanda da esquina, pode ser um super programa com seu filho...
Mostre ao seu pequeno que há um mundo de cores muito além daquela mesa de balas presente nas festas infantis. Deixe que toquem, que peguem, que peçam para você comprar isso ou aquilo.
E, claro, peça ajuda por exemplo, para escolher os tomates mais bonitos. Capriche no colorido e nas formas - Invista na mistura de vegetais de cores diversas e use, se possível, forminhas especiais para cortar legumes.
Na idade pré-escolar, a criança se sente atraída por apresentações curiosas de alimentos. Decore o prato de um jeito bem divertido. Faça uma carinha no sanduíche. Use a criatividade: pedaços de tomate podem transformar almôndegas em "joaninhas". “Dar nomes divertidos aos pratos ajuda a chamar a atenção e a abrir o apetite"- "Você pode anunciar que servirá borboletas enlouquecidas nas flores para colocar no prato um macarrão gravatinha com brócolis", dá a dica.

O lanche também é uma oportunidade para comer verduras e legumes...
Ora, muitas vezes a gente só pensa nesses vegetais para o cardápio do almoço e o do jantar momentos, por natureza, mais formais, já que a criança deve ficar sentada à mesa por mais tempo, o que nessa idade nem sempre é simples. Que tal oferecer um mini cachorro-quente que, em vez de batata palha, tenha cenoura crua ralada? Ou um hambúrguer pequeno com folhas de alface? Nunca, jamais, em tempo algum, camufle os vegetais - É preciso fantasiar, sim, mas sempre jogando limpo à mesa.
A velha sopa batida de legumes, por exemplo, pode fazer a criança comer tudinho e deixar sua consciência de adulto mais leve. No entanto, ela, coitada, só experimentou o gosto da mistureba gostosa, feita em casa, mas mistureba, sim, senhora. "Para criar um paladar que aprecia vegetais, você precisa apresentar ao pequeno a diversidade de sabores", justifica Julliana Bonato. Não fale "meu filho não come verdura nem legume" na frente dele - Aos 5 anos, ele não é bobo nem nada. Ao perceber que os pais, de certa maneira, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar com veemência as hortaliças.
Use jogos, fantoches e máscaras...
Dominó, máscaras e fantoches de verduras e frutas para a criança começar a associar esses alimentos a momentos de alegria e descontração. Existem varias frutas e legumes a serem conhecidos, porem, através do lúdico essa apresentação fará toda a diferença para a criança. Ensine seu filho brincando!
Segue alguns brinquedos que você encontra na nossa loja: www.lojakidesenvolve.com.br
GRADUALIZAÇÃO DA OFERTA DE ALIMENTOS PARA CRIANÇA
Vamos dar o passo a passo de como inicializar esse processo na sua realidade...
1º Passo:
Faça uma lista dos alimentos que seu filho come hoje. Coloque tudo, até as guloseimas.
2º Passo:
Leia essa lista e entenda as características que mais se repetem. Com isso você entenderá a preferência do seu filho. Ele prefere doce ou salgado? Qual cor ele mais come? Prefere alimento mole ou crocante? Prefere solido ou pastoso? Frio ou quente? E assim vai...
3º Passo:
Após entender isso, você começará a mudar a preparação dos alimentos que ele ainda não aceita, para ficarem mais parecidos com os que ele aceita.
Exemplo: se ele come arroz e macarrão. Ambos são claros, macios e salgados. Então tente fazer um purê de batatas, tente dar feijão branco com menos caldo ao invés do tradicional... Ou se ele não come frutas, mas gosta de alimentos mais moles e doces, então evite dar frutas muito duras e prefira as mais maduras e docinhas...
Os exemplos são infinitos, mas o segredo está em entender a preferência e tentar ao máximo aproximar os alimentos que ele não come dessas preferências.
4º Passo:
Vá alterando Gradualmente as características dos alimentos oferecidos. Não adianta colocar um alimento completamente estranho no prato pois ele não vai aceitar.
Exemplo: Se ele come alimentos amassados ou batidos, vá colocando pedacinhos bem pequenos e aumentando de pouco em pouco. Se ele come somente salgado, vá reduzindo os temperos e adicionando alimentos adocicados como frutas na refeição...
HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA AS CRIANÇAS...
· Ofereça as refeições em horários regulares
· Não insista para que a criança coma tudo o que tem no prato.
· Dê preferência para as refeições em família.
· Utilize talheres apropriados
· Elogie a criança por comer bem e se comportar
· Ofereça pequenas porções e deixe que repita se assim desejar
· A refeição deve ser um prazer e não uma obrigação
· Inclua todos os alimentos de uma só vez em seu prato, faça um prato colorido
· Invente brincadeiras com alimentos
CONSUMO DE DOCE

O doce aparece como vilão e proibido. Não só para as crianças, mas para adultos também. Eu vejo que se ele aparecer todos os dias, de uma forma descontrolada, realmente não condiz com um hábito saudável. Eu não concordo com doces que entram no lugar do almoço ou do jantar.
Não concordo também com as barganhas do tipo "se não almoçar não ganha o doce". Proibir também não tem relação com o equilíbrio. A criança pode conhecer os doces, os chocolates. Isso uma hora ou outra vai acontecer. Mas a forma como tratamos isso deve ser natural. Naturalidade. "Sim, os doces existem e são gostosos, podemos comer às vezes e não todos os dias, em todas as refeições." Sempre converse com a criança. Ela precisa da sua ajuda para entender melhor como se comportar, como comer... lembra que comer é aprendizado?
O que eu aconselho: não comprar 2, 3, 4 ovos de Páscoa. Isso pode gerar ansiedade para abrir todos e comer logo. Compre um para dividir entre a família. Todos comendo junto, depois do almoço de Páscoa é memória para se guardar. O que fazer com o que sobrou? Pode ir para geladeira e vocês combinam que depois do jantar cada um vai pegar um pedacinho para comer devagarzinho, de olhos fechados, sentindo o chocolate derreter. E assim, com calma, vocês têm chocolate de Páscoa por alguns dias.
Ressalva: chocolate e doces só a partir de 2 anos de idade. Antes disso, sem conversa. Não proíba. Eduque. Alimentação com paz!
Conheça nossos cursos e nossos brinquedos para trabalhar essas habilidades/competências com seu filho….

Entre no nosso site :
E veja mais sobre nossos cursos de Chef Kids e Educação Nutricional e também sobre nossa consultoria Nutricional!
Rua Bráz Cubas, 335 / Aclimação SP
Whats 11-98836-7403
@kidesenvolve