Inteligência Emocional
- Equipe Parisi Comunicação
- 31 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabe o que é inteligência emocional e da enorme importância que ela têm na nossa vida e o quanto o desenvolvimento dela na infância e adolescência é fundamental?

Segundo Daniel Goleman, grande estudioso no campo da inteligência emocional, esse conceito é definido como “capacidade de reconhecer nossos próprios sentimentos, bem como os alheios, de motivar-nos e saber manejar nossas emoções”. Alguém dúvida o quanto o reconhecimento de emoções e manejo das mesmas é importante para uma vida em equilíbrio? Deixar-se levar pelas emoções pode ser o antecedente para muitas situações em nossas vidas com resultados muito ruins.
Para se ter uma ideia do impacto que a inteligência emocional tem na vida dos nossos filhos, crianças emocionalmente mais hábeis tendem a se relacionar melhor socialmente e terem relações mais saudáveis. Vale destacar que que pessoas integradas socialmente tendem a ter melhor saúde mental ao longo de toda a vida. Segundo Susan Pinker, que estuda a importância das relações sociais, todas os povos mais longevos têm como ponto chave altos níveis de socialização. A autora concluiu que laços sociais protegem mais a saúde que perder peso ou parar de fumar.
Indivíduos que apresentam maior inteligência emocional tendem a ter mais sucesso nos âmbitos pedagógicos e profissionais. Daniel Goleman afirma que o QI é responsável por 20% do sucesso de uma pessoa, enquanto a inteligência emocional é responsável por 80%.
Segundo os autores Travis Bradberry e Jean Greaves , autores do livro Emotional Inteligence, apenas 36% das pessoas conseguem identificar suas próprias emoções Esse é um número muito baixo, ainda maisse pensarmos que o controle das emoções é um passo posterior e mais complexo que a identificação das mesmas, podemos imaginar que o número de pessoas capazes de regular as emoções seja ainda mais baixo.
Não é incomum hoje observarmos crianças e adolescentes brigarem, xingarem ou quebrarem o controle do videogame quando frustrados. Em geral isso está relacionado a má gestão das emoções.
A boa notícia é que é possível melhorarmos nossas habilidades emocionais. Assim como quando queremos ganhar ou perder peso, fazemos um plano alimentar adequado e vamos na academia, treinar a inteligência emocional das crianças também é possível a partir de treinamentos específicos, direcionados por profissionais competentes.
Para isso, nosso espaço pegou todos os estudos mais recentes na área, avaliou as práticas já existentes e formulou uma metodologia própria de excelência. Criadas por profissionais da área da saúde com vasta experiência no trabalho com crianças e adolescentes, nossa metodologia tem por objetivo melhorar as habilidades emocionais de nossos alunos a partir de atividades lúdicas com grupos de até seis crianças.
Comments