top of page

A PARTICIPAÇÃO DO PAI NA CRIAÇÃO DOS FILHOS MELHORA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL


Segundo a Associação Americana de Psicologia, as memórias de uma relação calorosa com o pai durante a infância estão diretamente relacionadas com a capacidade para enfrentar o estresse do dia a dia. O pai desempenha um papel fundamental na saúde mental dos seus filhos, refletindo na fase adulta. Os homens que relataram ter mantido uma boa relação com o pai durante a infância tendem a ser menos impulsivos na forma como reagem aos eventos estressantes do dia a dia do que aqueles que relataram relações mais distantes.

O pai pode fazer maravilhas ou gerar fraquezas, de acordo com sua presença ou ausência.


 

EXEMPLO PARA A VIDA TODA



O pai que ama os filhos não é somente aquele que manda, mas aquele de quem a criança tem orgulho e com quem quer se parecer. Essa admiração é o elemento de masculinidade que o pai transmite. Encontrar-se com o pai significará não somente poder separar-se da mãe, mas também encontrar uma fonte de identificação masculina.


Independentemente da visão atual da sociedade, a representação da figura paterna é essencial para o desenvolvimento moral, social, emocional e psicológico da criança. Esse estudo reforça o muito que se tem demonstrado sobre o papel da figura paterna no desenvolvimento da criança. O que ficou constatado é que as partes do cérebro que são ativadas quando a criança se sente rejeitada são as mesmas que se ativam quando a criança se machuca, ou seja, as crianças sentem a dor da rejeição paterna como se fosse uma dor física. A diferença é ainda mais agravante: a dor psicológica pode ser revivida por anos, deixando marcas profundas. Na vida adulta pode apresentar as seguintes consequências:

Insegurança

A figura paterna representa a autoridade, a lei, os limites que disciplinam a criança. É a presença do pai que ajuda a criança a separar-se da ligação primária com a mãe para explorar e descobrir novas relações, tornando-se mais autônoma e independente.

Hostilidade

Crianças que se sentiram rejeitadas tendem a se tornar indivíduos hostis, agressivos e com vários problemas de sociabilidade, pois tem grande dificuldade em estabelecer ligações afetivas. Um pai presente, amoroso e responsável provoca exatamente o efeito contrário na formação da personalidade do filho.


Estudos mostram ainda que, a presença do pai durante a gravidez e após o nascimento do filho incentiva as mulheres a buscarem os serviços de saúde materna e neonatal. Com relação às crianças, Barker disse que os reflexos vêm no desenvolvimento. “Todos os indicadores que a gente olha em termos de desenvolvimento infantil melhoram quando tem um segundo cuidador além da mãe”, acrescentou.




 

DICA DO ESPECIALISTA


Existem diversos estudos científicos que comprovam que as crianças que têm pais envolvidos em sua criação estão mais propensas a serem mais seguras e confiantes, o que facilita a sua integração na comunidade — até mesmo a escolar. A medida que envelhecem, a tendência é se tornarem adultos com melhores conexões sociais.

Participar da gestação e do cuidado do seu filho é, mais do que uma forma de ajudar sua esposa, o melhor caminho para se aproximar do seu bebê e criar o vínculo que vai perdurar a vida inteira. Não se esqueça de que o amor paterno é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e da estruturação do lar.


 



Conheça mais sobre nossos cursos e brinquedos para seu filho!


Entre no nosso site :

E veja mais sobre outros temas no nosso blog!


Rua Bráz Cubas, 335 / Aclimação SP

Whats 11-98836-7403 / 3586-2400

contato@kidesenvolve.com.br

@kidesenvolve


 
 
 

Comentarios


bottom of page